Para começar, você sabe o que é uma startup e como diferenciá-la de uma empresa com operação convencional?
Diferente do que muitos pensam, uma startup não é apenas uma empresa que está na sua fase inicial ou que possui capital baixo e mínimo custo de manutenção ou até mesmo pequenos negócios que ofertam um produto inovador, mas sim um modelo de negócio que é escalável num cenário de plena incerteza que é movida por um objetivo, independente da monetização ou não na fase inicial de suas atividades.
Então para ser mais exato, vou exemplificar a seguir o que caracteriza uma startup:
Missão bem definida
Uma Startup tem como objetivo sua missão, clara e bem definida que move suas metas e atividades. O pilar desse modelo de negócio não é seu produto ou serviço, mas o porquê criam e vendem esse produto ou serviço.
Pelo cliente e para ele
Startups são modelos de negócio que enfrentam altos riscos, por esse motivo os empreendedores não devem ser movidos pela SORTE! Uma startup entende o que o seu público precisa e oferece exatamente isso para ele. Para isso é utilizada uma técnica essencial chamada Design Thinking que dita o processo de idealização do seu produto ou serviço. Confira na imagem abaixo como funciona:
Não limite o seu negócio
Startups são empresas que crescem muito rapidamente e trabalham de forma escalável com o mínimo de variação nos processos e baixo custo operacional. Por isso muitos desses modelos de negócio se encontram no meio digital, porém não necessariamente isso é um padrão para este ramo, pois há empresas que se encaixam perfeitamente nesses requisitos dentro do modelo convencional. É importante deixar claro que o ponto principal deste tópico é: uma startup pode atender de 1 a 100 ou mais clientes sem aumentar sua estrutura.
Mas uma startup é para sempre startup?
A resposta para essa pergunta é: VOCÊ DECIDE! Você pode manter este modelo de negócio por muito tempo se estiver disposto a inovar sempre para manter o seu mercado. Mas se chegar em um ponto onde sua startup começa a obter mais receita que seja suficiente para bancar os custos de expansão da operação, adequando seus produtos e serviços de acordo com o feedback dos seus clientes, alterando a estrutura existente, já se tornou uma empresa com operação convencional.
E aí, conseguiu encaixar seu modelo de negócio em uma startup? Se estiver com dúvida, deixa seu contato aqui que eu ajudo você!
Ficou alguma dúvida? Preencha os campos abaixo e entrarei em contato com você.
Desejo sucesso e vamos pra cima!
Ricardo Padovan
Diretor de Marketing e Vendas